Na noite de segunda, dia 13 de dezembro de 2021, Neuri Ellwanger tornou-se, oficialmente, Cidadão Salvadorense.
A proposição feita pela casa legislativa de Salvador do Sul, por iniciativa da vereadora Carla Maria Specht, foi aprovado por todos os edis e assim, na noite de segunda, entregue ao pastor Neuri que veio acompanhado da esposa e do filho.
” Uma sociedade que cresce é aquela que soma diferenças. Parece ser uma complicada conta matemática, mas não o é. Se faz necessário ser ecumênico, congregando forças, como sabe bem fazer o amigo Neuri Ellwanger. Sabe ele que a Palavra de Deus é dirigida aos luteranos, católicos, evangélicos e pessoas de qualquer credo, assim, rege seus atos através da bondade visando ser aquele que conduz a um caminho melhor e para todos. O somar dos diferentes faz uma sociedade igualitária. A sociedade precisa de líderes que trabalhem pelo bem comum, regidos por princípios de bondade e fé. Por tal, na certeza de que são exemplos de vida, proponho a saudação ao cidadão Neuri Ellwanger que há trinta anos respira dos ares salvadorenses e muito ajudou em nosso crescimento como seres humanos!”, salientou a vereadora Carla Maria Specht, dos Republicanos.
Egresso de Cunha Porã, em Santa Catarina, Neuri está em Salvador do Sul há mais de 30 anos fazendo um magnífico trabalho social. Pela referência feita na Câmara, a homenagem não foi feita ao Pastor Neuri, mas sim ao ser humano. “Cabe ressaltar que não se trata de uma homenagem a denominação Pastor, mas uma indicação pelo reconhecimento do trabalho de um ser humano exemplar. Uma pessoa de conduta reta e consciente de sua responsabilidade social é merecedora de nosso reconhecimento. Temos certeza de que Neuri é merecedor desta honraria. É o reconhecimento à pluralidade de nossa sociedade, onde cerca de 30% é de profissão de fé luterana, e quase a totalidade da população conhece o trabalho feito por Neuri Ellwanger e o respeita acima de tudo”, frisa a vereadora Carla.
Em sua fala, Neuri se mostrou humano, muito emocionado, lembrando o trabalho que é realizado em favor do povo. Recordou de familiares e de amigos citando, inclusive, ao padre Hugo Mentges, que também é cidadão salvadorense. O ecumenismo que tem o ser humano em primeiro lugar é o que pratica o cidadão salvadorense Neuri Ellwanger.
A comunidade luterana se fez presente ao ato, fazendo uso da palavra e enaltecendo o trabalho gigantesco feito por Neuri em sua simplicidade. Títulos beneméritos são concedidos em reconhecimento ao trabalho de pessoas em favor da sociedade como um todo, assim, a Câmara de Vereadores, agora presidida por Cristian Eugênio Muxfeldt, reverenciou o trabalho de Neuri Ellwanger.
HISTORICO
NEURI ELLWANGER, nascido em Cunha Porã, Santa Catarina, a 01 de fevereiro de 1959.
É casado com Beatriz Cecchin Ellwanger, com quem tem dois filhos: Alexandra Cecchin Ellwanger e Gustavo José Cecchin Ellwanger.
Cursou o Primário e o Ginásio na Escola Estadual João Patrício de Oliveira.
Em março de 1975, ingressou no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo, para a continuidade de seus estudos.
Em 1978, ingressou na Escola Superior para o curso de Faculdade de Teologia.
No período de julho de 1980 a fevereiro de 1983 realizou Estágio em Ariquemes, na Rondônia.
Concluindo assim, o curso de Teologia, em 1983.
Tem formação como Pastor na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB, tendo destacada atuação na comunidade.
Seu ministério como Pastor iniciou na Paróquia Santa Helena, no Estado do Paraná, onde atuou de fevereiro de 1984 a julho de 1989.
De agosto de 1989 até meados de 1991, atuou também em Toledo, na Paróquia de Vila Nova, também no Paraná.
Em 1991, mais precisamente em 1º de outubro, assumiu a Paróquia Esperança, que compreende as comunidades de Nova Holanda, em Brochier; São Pedro do Maratá, em Maratá; Campestre Alto, em São Pedro da Serra; Desvio Blauth, em Farroupilha; e, Salvador do Sul, sua sede neste município. Sendo desde então Pastor da IECLB em Salvador do Sul.
Nestes mais de 30 anos desempenhou com muito afinco e lealdade a missão de Pastor espiritual desta parcela do Povo de Deus.
Merece destaque em sua trajetória a estreita relação com pessoas de outras profissões de fé, valorizando, acima de tudo, o ser humano. De conduta reta e justa, Neuri Ellwanger, agregou muito à comunidade luterana de Salvador do Sul e de todas as comunidades por onde passou.