Conecte-se conosco

Alto Feliz

Parceria entre pesquisadora e historiador gera ecos literários

Publicado

em

No dia 1º de dezembro, sexta-feira, na Sociedade de Alto Feliz, foi lançado o livro Alto Feliz e os ecos de sua história. O livro é resultado de anos de pesquisa e um antigo sonho da escritora, professora Dulce Maria Simon Ruschel, que tinha o desejo de ver a história de sua terra natal registrada. A obra conta com coautoria do repórter, do Jornal Primeira Hora, e historiador José Carlos Flach.
“Dona Dulce, como é conhecida, passou anos e anos pesquisando e escrevendo para retratar a saga dos imigrantes e seus descendentes, que ainda ecoam entre as montanhas e fizeram a história do município, que é uma integração ítalo-germânica e fica na divisa do Vale do Caí com a Serra Gaúcha. Um livro para adquirir, ler e guardar”, descreve o jornalista Ademir Wiederkehr, dando o devido valor, também, ao repórter José Carlos Flach, afinal, por seu empenho deu ainda mais brilho à obra de Dona Dulce.
O lançamento do livro teve a presença da comunidade, familiares dos escritores e também de autoridades locais, de modo que a história fosse mais valorizada. Dulce iniciou as pesquisas sobre Alto Feliz antes mesmo deste torrão de terra ser emancipado. Pelos idos de 1999, Dulce, lançou a monografia de Alto Feliz, tendo, então, apoio da administração municipal para a digitação da mesma, sendo uma das primeiras feitas no vale do Caí. Mas, ainda assim, não era o livro que ela sonhava. E o sonho de Dulce passou a ecoar, também, no coração de José Carlos Flach, repórter e historiador radicado em Alto Feliz, por opção e paixão, há alguns anos. E o desejo dos dois foi para as páginas impressas que, agora, deixam a história imortalizada.
O relato feito por Dulce e José Carlos remete a um tempo em que Alto Feliz, ainda colônia, via seus personagens no lombo dos cavalos, percorrendo quilômetros até chegarem às igrejas. Um tempo em que católicos e luteranos viviam afastados, com duas entidades sociais, para suas festas, numa clara divisão a partir dos credos. A história de Alto Feliz está ligada, fortemente, com os jesuítas que no Morro das Batatas se instalaram e dali partiram para outras comunidades, pregando a fé e os conceitos bíblicos.
A história escrita por Dulce, com a participação de José Carlos, é apresentada de maneira silenciosa nas páginas, sem alardes, mas haverá de fazer eco por muito tempo – não somente em ouvidos – aos olhos dos que sabem que um povo, sem história, está fadado ao desaparecimento. Flach e Dona Dulce fizeram sua parte, agora, cabe aos leitores exercitarem os cérebros e sorver da cultura impressa a partir do conhecimento de várias gerações.

(fotos Vale Feliz FM)Dona Dulce livro dulce Livro

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + 11 =

Alto Feliz

Fé e agradecimento na abertura da safra

Publicado

em

Dentro de um universo de formação cristã, as famílias Andrioli e Freiberger só poderiam se voltar ao bom Deus e render graças pela safra de uvas de mesa que se inicia. A colheita de Benitaka, Rubi, Rainha Itália, BRS (que são desenvolvidas pela Embrapa), Nubia, Isis e Vitoria tem início nesta sexta, dia 12 de fevereiro, mas no dia 11, depois do trabalho que deixa o parreiral com ares de divindade, era hora de agradecer pelos frutos exuberantes que pendem das vinhas.

Os padres João Paulo Schäfer e José Antônio Sauthier celebraram a missa em frente às parreiras, rezando e cantando juntamente com os familiares. A missa teve em seu altar uvas e ferramentas de trabalho, assim como intenções das mais diversas que pediam por saúde e agradeciam o bem recebido.

Muitas foram as pessoas que passaram por debaixo das parreiras nas últimas semanas. Alguns colhendo niágaras e ficando tentados a voltar para levar consigo as uvas de mesa, em cachos que facilmente passam de um quilo. Mas, poucos tiveram a dimensão de quanto é necessário trabalhar durante um ano para que a parreira tenha o seu momento de plenitude nas primeiras semanas de fevereiro de 2021.

É chegada a hora da colhida no Canto Canela, em Alto Feliz. Os Freiberger e os Andrioli que são proprietários da área se dão as mãos e se organizam a tal ponto que possam atender a todos que venham até a localidade. Ir até lá, bem, requer um pouco de paciência ao transitar por bem mantidas estradas de chão. Pode-se ir por Alto Feliz, vindo da sede em direção ao Arroio Jaguar, ou por São Vendelino, passando pelo Morro Canastra. Por certo, só o passeio já é válido para desopilar. Mas, quando se chega às parreiras, ah! A sensação que se tem é indescritível, até para quem lá esteve várias vezes.

Quem quiser visitar e conhecer o Viveiro de Mudas Freiberger & Andrioli, o endereço é: Estrada Arroio Jaguar, na localidade de Canto Canela em Alto Feliz. Para mais informações sobre a propriedade ou para agendamento de visitas, entre em contato pelo fone: 51 99779-5841.

Todos os cuidados são mantidos no que diz respeito ao distanciamento social. Ainda que ao ar livre, os familiares acompanham aos visitantes e fazem a colheita, buscando não gerar aglomerações.

Além das uvas, lindas e tentadoras, a propriedade ainda tem produtos coloniais como sucos e outros mais. As autoridades de Alto Feliz, como o prefeito Robes Schneider e o seu vice Douglas Schneider já visitaram a propriedade, todavia, não foram os únicos, pois representantes de outros municípios também foram ao local, afinal, o trabalho dos Freiberger e dos Andrioli é parâmetro estadual ou, até, nacional. Outro fator que é merecedor de destaque na propriedade é a sucessão familiar, de modo que os jovens se envolvam com a produção que foi iniciada por aqueles que os antecederam e garantam a continuidade da mesma.

Não é de impressionar que haja o espírito de gratidão entre os proprietários, pois tiveram orientações cristãs em sua formação, assim, muito inspirados no que ouviram na infância e juventude, e no que hoje veem todos os dias, feito grãos de uvas formam unidade, sendo cada qual imprescindível para que haja frutos de tamanha qualidade. Aos homens e mulheres que trabalham Deus abençoou com uma magnífica safra que, em poucas semanas será apenas memória, afinal, a busca pelas uvas de mesa já iniciou.

Texto: Alex Steffen

Fotos: Miguel Andrioli e Mathias Gabriel Schneider Steffen

Continuar Lendo

Alto Feliz

Bom Princípio, Feliz e Alto Feliz são destaque nacional

Publicado

em

Eis que o Rio Grande do Sul se mostra cada vez mais diferenciado em nível nacional. Foi divulgado nesta semana um ranking dos municípios referente à qualidade de informação fiscal e contábil sendo elencados os 100 mais bem colocados municípios, dos quais 51, isso é, mais da metade, são gaúchos. E, não é de impressionar, que dentre eles estejam três do Vale do Caí: Alto Feliz, Bom Princípio e Feliz.

O ranking listado pelo Ministério da Economia, deu grande destaque para municípios da região. O pequeno Alto Feliz aparece com nota 244,021, sendo o primeiro da região e um dos 30 primeiros do Brasil. Feliz (com nota 243,080) e Bom Princípio (nota 241,839) também estão na listagem nacional.

O ranking foi criado para avaliar a consistência da informação que o Tesouro Nacional recebe através do Siconfi e, consequentemente, disponibilizado para acesso público. Os municípios mais destacados tornam-se referência para os demais devendo o exemplo dos mesmos serem seguidos.

A primeira, Gestão da Informação, reúne as verificações que analisam o comportamento do ente federativo no envio e manutenção das informações no Siconfi. A segunda, Informações Contábeis, compreende as verificações que avaliam os dados contábeis recebidos em relação à adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, consistência entre os demonstrativos, entre outros. Na terceira dimensão, Informações Fiscais, são agrupadas as verificações pertinentes à análise dos dados fiscais contidos nas declarações. A última, Informações Contábeis x Informações Fiscais, efetua o cruzamento entre os dados contábeis e fiscais avaliando principalmente a igualdade de valores entre demonstrativos diferentes.

Apesar de considerar o ranking da STN uma iniciativa importante para demonstrar como os contadores e contabilistas municipais estão conseguindo atender às frequentes mudanças estabelecidas pelo órgão regulador central, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entende que mais do que destacar os Municípios bem posicionados, é necessário compreender os gargalos que impedem que todos alcancem os resultados desejados.

O desenvolvimento de ações internas de uma prefeitura tem reflexo em números, raramente de conhecimento da comunidade como um todo. Assim, com a revelação dos números do tesouro nacional, através do Ranking, fica evidenciada a seriedade de gestão das mesmas. Trata-se de um trabalho de equipe, onde todos os servidores assumem responsabilidades e cumprem os seus papeis à risca, de modo que a gestão preencha os princípios constitucionais.

 

Confira mais dados neste link

Ranking (tesouro.gov.br)

Continuar Lendo

Alto Feliz

Com Pressão, Robes é prefeito

Publicado

em

Aliados ao povo que queria mudança, Robes e Pressão patrolaram a eleição de 2020 e venceram ao tantas vezes prefeito Paulo Mertins e o vice Fábio Schneider. Ele que buscava o quinto mandato esbarrou na força da renovação, por sinal, desejada em voz e voto pelo povo.

 

Acostumado a trabalhar com o povo e resolver problemas, Robes Schneider é estreante na política. Douglas (também) Schneider, mais conhecido como Pressão foi o vereador mais destacado no pleito de 2016, e agora subiu um degrau na sua rápida caminhada política.

E a vitória nem pra apertada serviu. Robes fez 1520 votos contra 872 de Mertins. A diferença mostrou que o povo queria muito a mudança.

Na Câmara de Vereadores também há curiosidades. Geraldo Fuhr (o Fua) foi o mais votado, enquanto que Everaldo Fuhr (irmão do campeão de votos) também foi eleito. Ambos estavam em lados opostos. Além dos “Fua” são vereadores eleitos o empresário Ireno dos Reis, o Brigadiano Ricardo, Daniel Boetcher, Mário Winter, Reinaldo Frozi, Cici e Janice Zimmer.

Robes Schneider será o quarto a assumir a prefeitura de Alto Feliz em 28 anos, afinal, foram prefeitos até o momento Paulinho Mertins (quatro vezes), Gerson Schütz e Maurício Kunrath (duas vezes).

Continuar Lendo

Trending