Política
PRB ganha força e filiados em Salvador do Sul
Publicado
3 anos atrásem
Por
Jornal QtalCom um vereador no município, o Partido Republicano do Brasil (PRB), está em fase de estruturação e o faz de maneira consistente, de tal maneira que, na noite de sexta, 12 de julho, nas dependências da Associação do Grupo Solar fez uma reunião com novos filiados. As fichas foram abonadas pelo deputado estadual Sérgio Peres e pelo vereador Maurício Reginaldo. E, com as novas filiações o partido ganhou, também, nova presidência.
A frente do partido, ao lado do vereador Maurício, está a ex-prefeita Carla Maria Specht. Egressa do Cidadania (PPS – 23), Carla assinou com o PRB tendo em vista unificar o grupo de partidos que hoje não tem suas opiniões ouvidas ou pedidos atendidos pela administração municipal. O PRB (que tem como número político o 10) conta com o deputado federal Carlos Gomes, que assim como Carla era ligado ao PPS, assim a relação histórica na política entre as partes ajudou na tomada de decisão.
Estiveram presentes ao ato representantes do PSD, PSB e PSDB, na pessoa dos vereadores Riskinho e Boby do S, e da ex-vereadora Lisete Hoffmann Stein. Vindos de outros municípios como Montenegro, São José do Hortêncio, Farroupilha e Caxias do Sul líderes do PRB apoiaram o ato. Professor Adamoli, representando a deputada Fran, fez uso da palavra e lembrou da importância do trabalho político em nome da sociedade como um todo. “Nos elegemos por um partido mas não podemos trabalhar apenas por esse. Assim é que se faz gestão pública, atuando para a comunidade e sabemos que este é o perfil da sempre prefeita Carla”, apontou.
No pronunciamento dos representantes de outros municípios, como do presidente do PRB de Montenegro, Marco Werner, ficou evidente na confiança no nome da ex-prefeita e de sua ligação com a política relacionada ao bem-comum. “Mesmo estando em Montenegro, nós, como partidos somos uma unidade, como deve ser o grupo político que tem na prefeita Carla uma expoente”, citou Werner.
Maurício Reginaldo, o primeiro a falar, saudou a todos e enalteceu a importância do trabalho de formiguinha, nas mais diferentes comunidades. “É evidente que, neste momento, muitas pessoas não estejam mostrando a sua opinião com medo de retaliação, mas um grande número de pessoas já está se achegando ao partido e ao grupo, ficando evidente o intuito de mudança do quadro atual. A política é dinâmica e devemos apresentar novas possibilidades”, frisou.
Vereador em cinco mandatos, Élio “Riskinho” Steffens foi o mais enfático revelando a insatisfação com o atual governo. Teceu duras críticas no que diz respeito à área da saúde, agradecendo aos deputados do PRB em auxiliarem na busca de soluções para Salvador do Sul. “Não podemos nos fixar em partidos, mas sim, devemos atender o povo. Assim, como vereador, busco ajuda de deputados e lideranças dos mais diferentes partidos. Indiferente de quem for o candidato devemos manter o grupo que hoje temos, formado por quatro vereadores e várias outras lideranças, pois Salvador do Sul deve voltar a ser de todos. Não podemos deixar as coisas como estão”, citou alegando mandos e desmandos na política atual em Salvador do Sul.
Mais ponderado, todavia, direto Aécio Sozo (Boby do S), que é presidente do PSDB, reverenciou a pessoa da ex-prefeita Carla e a saudou pela opção junto ao partido republicano. Segundo Boby, todos os partidos buscam ajudar o município, inclusive encaminhando verbas para a esfera local, mas estes recursos não são destinados para onde realmente é necessário. “O nosso grupo está aberto para mais pessoas que pensem Salvador do Sul. Devemos nos unir ainda mais, pois o que se vê hoje é uma gestão que não pensa na sociedade em sua totalidade. O PSDB saúda o crescimento do PRB, assim como quando nós assumimos a liderança do nosso partido contamos com o aval de pessoas como a prefeita Carla. Sigamos juntos e trabalhando em favor da sociedade, especialmente, para as pessoas mais humildes”, frisou Boby.
O deputado Sérgio Peres, por sua vez, não foi dono da palavra por muito tempo. “O que queremos hoje é apresentar a nossa nova filiada e ouvir dela o que pensa para o futuro de Salvador do Sul e da região. Saúdo à nossa Carla em nome do deputado Carlos Gomes e de todos os filiados do PRB”, pontuou passando a palavra à ex-prefeita.
Com clara emoção, voltando às rodas políticas de maneira mais prática e enfática depois de alguns meses atuando em outras frentes, Carla Maria Specht agradeceu a presença de todos e ressaltou a oportunidade que o PRB lhe dá. “Estivemos juntos no PPS, quando comecei a militar na política, e sei quem é o deputado Carlos Gomes. Aceitei o seu convite por conhecer também as ideias do PRB e do nosso vereador Maurício. Agradeço também o apoio de todos os demais partidos que aqui se fazem representados. Sozinhos algo faremos, juntos reedificaremos Salvador do Sul”, pontuou Carla. O município que, neste momento, é o que tem a maior queda de arrecadação de todo o vale do Caí, e precisa de uma repaginada em sua estrutura. “Acredito que o ingresso de novas pessoas na política, com mulheres e homens que hoje se filiaram, poderemos crescer, unindo forças por Salvador do Sul e pela região. A competência das pessoas, o conhecimento que elas têm deve ter valorização, de forma que se erga uma sociedade igualitária, para todos os cidadãos. Temos que pensar Salvador do Sul do futuro, mas, também, o município para o hoje. Agradeço às mulheres que vem comigo para esta nova caminhada, pois sabemos que é possível trabalharmos juntos. Há espaço para que todos construam sociedade”, citou a ex-prefeita.
O grupo político que não faz parte do atual governo salvadorense está estreitando laços a cada encontro, tendo novos filiados e simpatizantes, de modo que este grupo que tem inúmeros partidos forme um só bloco em prol do crescimento do município. “Aqui não temos candidatos ao executivo ou legislativo, mas, temos pessoas que se comprometem com Salvador do Sul. Aprendemos isso desde pequenos temos que colocar em prática isso. Dizia meu pai, um boi para não entrar na briga, mas uma boiada para não sair. Junte-se a nós”, finalizou Carla Maria Specht.
Não se rotulando como oposição ao poder atual, mas como opção para um novo amanhã, o grupo de partidos mobiliza-se com força e estrutura, ainda que retaliações possam ocorrer. Sem medo do que vem pela frente, o grupo se mostra unido por Salvador do Sul.
Você pode gostar
Economia
Barão tem o melhor índice de desenvolvimento social da região
Publicado
3 semanas atrásem
6 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalEis que o pequeno município de Barão foi aquele que dentre todos do vale do Caí foi aquele que teve o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) no vale do Caí.
Enquanto Água Santa tem o melhor índice geral do Rio Grande do Sul, seguido de Carlos Barbosa, no vale do Caí o grande destaque no cômputo geral se dá para a realidade de Barão. Os números do IDESE, revisados em 2020, e publicados nesta semana, apresentam a realidade geral dos municípios do Estado. Para que seja de fácil compreensão, o IDESE é um cálculo feito tendo por base índices da Educação, da Renda e da Saúde, três setores que juntos representam o desenvolvimento social e, indiretamente, a qualidade de vida de cada município.
Se olharmos as tabelas teremos números entre 0 e 1, sendo que aquelas pontuações abaixo de 0.6 serão consideradas baixas. Entre 0.6 e 0.8 retrata o desenvolvimento médio. O que é o caso da ampla maioria dos municípios da região. E acima de 0.8 este seria o desenvolvimento nominado como alto ou de padrão primeiro mundo. Assim, no tópico saúde, todos os municípios têm um padrão elevado de desenvolvimento.
Observando item por item, perceberemos que Barão não lidera em nenhuma das categorias, todavia tem uma média boa em todos, sendo a melhor do Vale do Caí. No âmbito saúde, São Pedro da Serra tem a maior pontual, com 0.905, seguido de Barão e Bom Princípio, com 0.900. Quando o assunto é educação os melhores índices são de São Vendelino, Harmonia e Pareci Novo, todos com padrões elevados. No que tange à renda o melhor resultado é de Tupandi, sendo o único tido como elevado na região.
De acordo com o prefeito Jefferson Schuster Born, o Biriba, de Barão, estar em primeiro lugar no vale do Caí é motivo de alegria para os baronenses, todavia, nunca de acomodação. “Ter uma boa qualidade de vida é o que desejamos, mas podemos ir além disso. Ter padrões elevados em todos os setores, mas isso requer trabalho e comprometimento de todos”, frisou o prefeito que está agora em seu segundo ano de mandato.
Política
Seco é o novo presidente da Câmara
Publicado
3 semanas atrásem
4 de janeiro de 2022Por
Jornal QtalBarão
Biriba anuncia secretariado de Barão
Publicado
1 ano atrásem
22 de dezembro de 2020Por
Jornal QtalJefferson Biriba Schuster Born não é mais o mesmo jovem que assumia a prefeitura em 2013. Barão não é mais o mesmo município de então. Assim, ações tomadas pelo próximo prefeito, quando ele regressa ao poder depois de quatro anos, serão diferentes do que tomadas anteriormente.
Ao lado da professora Lourdes, Biriba foi reencaminhado à prefeitura pelo voto popular, tendo um gigantesco desafio pessoal. Um município que tem um economia variável, não tendo mais uma grande empresa (Ortobrás), como no passado, mas sim várias empresas pequenas e médias, sendo baluartes das finanças locais. A diversidade da economia iniciou ainda no mandato de Biriba e hoje precisa ser a sustentabilidade local, gerando emprego e renda. O prefeito Biriba é sabedor disso, ainda mais com a crise econômica nacional para 2021 e 2022, que são efeitos da pandemia deste ano de 2020. “Nosso desafio, porém, não é apenas econômico, mas de reestruturação, afinal, uma pandemia é algo novo para o povo e para os gestores. Teremos que pensar o município todos os dias e não podemos, eu e a minha vice-prefeita, fazer isso sozinhos. Precisamos de ter pessoas competentes e qualificadas nas secretarias e em cada pasta”, destacou o prefeito eleito que assumirá o cargo em 1º de janeiro.
Para ocuparem os postos de secretários, Biriba e Lourdes optaram por pessoas que vem da iniciativa privada e também alguns servidores de carreira. Alguns são jovens em idade outros têm experiência de uma vida de trabalho.
À frente da Secretaria de Educação e Cultura estará Darlei Luiz Eidelwein, tendo como meta principal a volta às aulas e a inclusão de tecnologias na formação, tendo a certeza de que a pandemia mudou a realidade do ensino e que muitas mudanças vieram para ficar. Darlei é formado em Filosofia e é professor, tendo conhecimentos vastos em diversas áreas como história. É servidor concursado no município e assim conhece muito bem o trâmite interno de uma prefeitura.
Para a secretaria da Saúde e Assistência Social a escolhida foi Mara Mallmann. Formada em Farmacêutica e fazendo uma pós-graduação na área da Saúde. Tendo atuado na iniciativa privada e trabalhando diretamente com o público na área da saúde, Mara poderá cuidar da área de distribuição de medicações, gestionar os exames e buscar por qualificação dos profissionais da área da saúde.
Laudir Abel, que foi secretário de Biriba também na outra gestão, agora acumula duas funções, cuidando de Obras e Agricultura. Aos 49 anos, ele que foi vereador nos últimos quatro anos, tem conhecimento da realidade do município e assim poderá cuidar com muita eficácia das secretarias. Atuou como empreendedor da área de transportes e eventos nos últimos anos. O fácil trânsito com as pessoas e o espírito de liderança farão com que Laudir possa trazer ao setor primário diversidade e às questões viárias dar uma nova cara. Barão é um dos municípios de maior área territorial do vale do Caí, assim exige um parque de máquinas muito bem estruturado.
Para a secretaria de Administração e também de Meio Ambiente a opção feito por prefeito e vice recai sobre o jovem Carlos Henrique Bourscheid. Filho do ex-vereador Velácio, que é falecido e foi ícone na Linha Francesa, Carlos Henrique atuava na administração anterior de Biriba no meio ambiente. Foi se especializar na área ambiental e também em Ciência Contábeis, estando com dois cursos superiores em andamento. Terá ele como desafio imenso cuidar da administração como um todo, dando a ela ares de gestão moderna e comprometida, sendo os servidores municipais valorizados mas também cobrados de seus compromissos. A modernização da gestão é uma necessidade em Barão, promovendo muitos avanços com escassos recursos.
A equipe de governo teve o seu primeiro escalão apresentado nesta terça e gradualmente será formada, sendo composta de acordo com a necessidade que tenha a administração. “Em primeiro momento temos que diagnosticar o que se tem cruzando as informações com o que já elencamos como prioridade. Depois poderemos trabalhar de maneira eficaz em favor do povo”, frisou o prefeito.
Fotos cedidas pelo Jornal Ação
Trending
-
Economia3 anos atrás
Thal Biergarten é a nova pedida da região
-
Cultura3 anos atrás
12ª Kappesberg Fest conhece sua nova corte
-
Economia1 ano atrás
São Vendelino é o município de melhor qualidade de vida do Brasil
-
Bom Princípio3 anos atrás
Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador
-
Cultura4 anos atrás
Dias de Kerb em Poço das Antas
-
Economia3 anos atrás
Salsicharia Werner agora tem Susaf
-
Bom Princípio4 anos atrás
Vô Rasmo Gossler dá seu último adeus
-
Bom Princípio2 anos atrás
Morango Chef é lançado na Festa do Moranguinho