Conecte-se conosco

Política

PRB ganha força e filiados em Salvador do Sul

Publicado

em

Com um vereador no município, o Partido Republicano do Brasil (PRB), está em fase de estruturação e o faz de maneira consistente, de tal maneira que, na noite de sexta, 12 de julho, nas dependências da Associação do Grupo Solar fez uma reunião com novos filiados. As fichas foram abonadas pelo deputado estadual Sérgio Peres e pelo vereador Maurício Reginaldo. E, com as novas filiações o partido ganhou, também, nova presidência.
A frente do partido, ao lado do vereador Maurício, está a ex-prefeita Carla Maria Specht. Egressa do Cidadania (PPS – 23), Carla assinou com o PRB tendo em vista unificar o grupo de partidos que hoje não tem suas opiniões ouvidas ou pedidos atendidos pela administração municipal. O PRB (que tem como número político o 10) conta com o deputado federal Carlos Gomes, que assim como Carla era ligado ao PPS, assim a relação histórica na política entre as partes ajudou na tomada de decisão.
Estiveram presentes ao ato representantes do PSD, PSB e PSDB, na pessoa dos vereadores Riskinho e Boby do S, e da ex-vereadora Lisete Hoffmann Stein. Vindos de outros municípios como Montenegro, São José do Hortêncio, Farroupilha e Caxias do Sul líderes do PRB apoiaram o ato. Professor Adamoli, representando a deputada Fran, fez uso da palavra e lembrou da importância do trabalho político em nome da sociedade como um todo. “Nos elegemos por um partido mas não podemos trabalhar apenas por esse. Assim é que se faz gestão pública, atuando para a comunidade e sabemos que este é o perfil da sempre prefeita Carla”, apontou.
No pronunciamento dos representantes de outros municípios, como do presidente do PRB de Montenegro, Marco Werner, ficou evidente na confiança no nome da ex-prefeita e de sua ligação com a política relacionada ao bem-comum. “Mesmo estando em Montenegro, nós, como partidos somos uma unidade, como deve ser o grupo político que tem na prefeita Carla uma expoente”, citou Werner.
Maurício Reginaldo, o primeiro a falar, saudou a todos e enalteceu a importância do trabalho de formiguinha, nas mais diferentes comunidades. “É evidente que, neste momento, muitas pessoas não estejam mostrando a sua opinião com medo de retaliação, mas um grande número de pessoas já está se achegando ao partido e ao grupo, ficando evidente o intuito de mudança do quadro atual. A política é dinâmica e devemos apresentar novas possibilidades”, frisou.
Vereador em cinco mandatos, Élio “Riskinho” Steffens foi o mais enfático revelando a insatisfação com o atual governo. Teceu duras críticas no que diz respeito à área da saúde, agradecendo aos deputados do PRB em auxiliarem na busca de soluções para Salvador do Sul. “Não podemos nos fixar em partidos, mas sim, devemos atender o povo. Assim, como vereador, busco ajuda de deputados e lideranças dos mais diferentes partidos. Indiferente de quem for o candidato devemos manter o grupo que hoje temos, formado por quatro vereadores e várias outras lideranças, pois Salvador do Sul deve voltar a ser de todos. Não podemos deixar as coisas como estão”, citou alegando mandos e desmandos na política atual em Salvador do Sul.
Mais ponderado, todavia, direto Aécio Sozo (Boby do S), que é presidente do PSDB, reverenciou a pessoa da ex-prefeita Carla e a saudou pela opção junto ao partido republicano. Segundo Boby, todos os partidos buscam ajudar o município, inclusive encaminhando verbas para a esfera local, mas estes recursos não são destinados para onde realmente é necessário. “O nosso grupo está aberto para mais pessoas que pensem Salvador do Sul. Devemos nos unir ainda mais, pois o que se vê hoje é uma gestão que não pensa na sociedade em sua totalidade. O PSDB saúda o crescimento do PRB, assim como quando nós assumimos a liderança do nosso partido contamos com o aval de pessoas como a prefeita Carla. Sigamos juntos e trabalhando em favor da sociedade, especialmente, para as pessoas mais humildes”, frisou Boby.
O deputado Sérgio Peres, por sua vez, não foi dono da palavra por muito tempo. “O que queremos hoje é apresentar a nossa nova filiada e ouvir dela o que pensa para o futuro de Salvador do Sul e da região. Saúdo à nossa Carla em nome do deputado Carlos Gomes e de todos os filiados do PRB”, pontuou passando a palavra à ex-prefeita.
Com clara emoção, voltando às rodas políticas de maneira mais prática e enfática depois de alguns meses atuando em outras frentes, Carla Maria Specht agradeceu a presença de todos e ressaltou a oportunidade que o PRB lhe dá. “Estivemos juntos no PPS, quando comecei a militar na política, e sei quem é o deputado Carlos Gomes. Aceitei o seu convite por conhecer também as ideias do PRB e do nosso vereador Maurício. Agradeço também o apoio de todos os demais partidos que aqui se fazem representados. Sozinhos algo faremos, juntos reedificaremos Salvador do Sul”, pontuou Carla. O município que, neste momento, é o que tem a maior queda de arrecadação de todo o vale do Caí, e precisa de uma repaginada em sua estrutura. “Acredito que o ingresso de novas pessoas na política, com mulheres e homens que hoje se filiaram, poderemos crescer, unindo forças por Salvador do Sul e pela região. A competência das pessoas, o conhecimento que elas têm deve ter valorização, de forma que se erga uma sociedade igualitária, para todos os cidadãos. Temos que pensar Salvador do Sul do futuro, mas, também, o município para o hoje. Agradeço às mulheres que vem comigo para esta nova caminhada, pois sabemos que é possível trabalharmos juntos. Há espaço para que todos construam sociedade”, citou a ex-prefeita.
O grupo político que não faz parte do atual governo salvadorense está estreitando laços a cada encontro, tendo novos filiados e simpatizantes, de modo que este grupo que tem inúmeros partidos forme um só bloco em prol do crescimento do município. “Aqui não temos candidatos ao executivo ou legislativo, mas, temos pessoas que se comprometem com Salvador do Sul. Aprendemos isso desde pequenos temos que colocar em prática isso. Dizia meu pai, um boi para não entrar na briga, mas uma boiada para não sair. Junte-se a nós”, finalizou Carla Maria Specht.
Não se rotulando como oposição ao poder atual, mas como opção para um novo amanhã, o grupo de partidos mobiliza-se com força e estrutura, ainda que retaliações possam ocorrer. Sem medo do que vem pela frente, o grupo se mostra unido por Salvador do Sul.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + 3 =

Bom Princípio

Vai ter mais asfalto em Bom Princípio

Publicado

em

Ao menos três ruas do interior serão asfaltadas neste ano, além de ser feito calçamento em outras vias

Na tarde desta quarta, em Porto Alegre, o prefeito Fábio e o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, junto com demais autoridades assinaram documentação que libera recursos financeiros para Bom Princípio. E estes vão ser investidos em pavimentações asfálticas.

“Eu fui prefeito e sei como é difícil fazer a zeladoria da cidade. Por isso, vocês estão de parabéns por estarem com a saúde financeira dos municípios em dia em tempos tão difíceis financeiramente”, disse o governador no início do seu discurso, aplaudido pela plateia repleta de prefeitos.

“Precisamos fazer um trabalho coletivo. O Estado, diminuindo as burocracias e facilitando o desenvolvimento. Vocês, nos municípios, investindo nas demandas prioritárias, de forma a estimular as pessoas a viverem e empreenderam nas nossas cidades gaúchas, como estamos , agora, formalizando com o Badesul Cidades”, disse o Governador Eduardo Leite.

Jeanette Halmenschlager Lontra reforçou que o banco está à disposição das prefeituras não apenas para liberar os recursos para financiamentos, como para apoiar tecnicamente a estruturação de projetos de captação de recursos. “Nossa missão é colaborar para o desenvolvimento de todos os gaúchos”, afirmou a presidente do Badesul.

Estiveram no ato, também, secretários de estado e deputados, dentre os quais Dirceu Franciscon, que, ao final do protocolo, chamou Eduardo Leite para rápida conversa com o prefeito de Bom Princípio.

O ANÚNCIO DAS PRIMEIRAS OBRAS

Depois de obras de asfaltamento no Mambuí e na Rua dos Gerânios, com recursos próprios, beirando 1,5 quilômetros no total, nesta quarta, dia 26, veio o anúncio tão esperado: serão asfaltados neste ano, ainda, trechos nas localidades de Bom Fim Médio, Nova Colúmbia e Passo Salseiro. E mais, o prefeito Fábio Persch anunciou ainda a pavimentação com PAV’s no loteamento Gauger e na localidade de Paraíso. 

A assinatura no Badesul aconteceu na tarde de quarta-feira, confirmando a liberação de R$ 4,5 milhões para a prefeitura de Bom Princípio, já com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, sendo, assim, confirmado o projeto de asfaltamentos nas comunidades de Bom Fim Médio, Nova Colúmbia e Passo Salseiro. E este valor ainda será acrescido com contrapartida da prefeitura.
A obra no Passo Salseiro abrangerá uma metragem linear de 900 metros, passando diante de um grande número de residências, terminando nas proximidades da divisa com Harmonia. Segundo o setor de engenharia o projeto, será feito, através do asfaltamento, um núcleo urbano mais apropriado, pois lá reside um grande número de famílias e o movimento de veículos, no local, é muito grande. Nesta estrada cruzam, também, um grande número de caminhões em um ir e vir de Harmonia, sendo esta via de ligação de empresas e também veículos privados entre o município vizinho e a RS 122.
Outro trecho de asfaltamento confirmado será na localidade de Nova Colúmbia, em continuidade à pavimentação na via principal da comunidade, no caso, a rua Hugo Afonso Engeroff. O asfaltamento da estrada, em direção a Barão, começará algumas centenas de metros depois da Capela de São Marcos (onde termina o trecho pavimentado atual) e seguirá por 1.415 metros, atendendo dezenas de famílias que moram no percurso. Fica facilitada, também, a possibilidade de ir e vir para a localidade de Linha Francesa Baixa, no vizinho município de Barão. “Esta é uma antiga reivindicação de nossa comunidade e vamos atender este anseio de tantos anos”, pontua o vice-prefeito João Guilherme Weschenfelder, que é residente em Nova Colúmbia.
A maior das obras de pavimentação anunciada, com 1.908,65 metros lineares, será na comunidade do Bom Fim Médio. Iniciando nas proximidades do viaduto sobre a RS 122, no centro da cidade, e indo de encontro a RS 452, encostando no calçamento já existente. A via corta a localidade fora a fora, unindo-a ao centro e ao Bom Fim Alto. Será uma via de extrema importância para o escoamento de safra e de produção, e também uma alternativa para quem vai do interior de Bom Princípio à Feliz, não precisando assim, usar as movimentadas rodovias estaduais. “Esta estrada será pavimentada de modo que os bairros tenham interligação asfáltica entre si, dando maior fluidez no trânsito e segurança para os usuários que hoje fazem o percurso em chão batido”, destaca Raul Welter, que integra o setor de engenharia do município.
Entre as obras de asfaltamento confirmadas agora, pelo prefeito, e as já executadas no Mambuí e na rua dos Gerânios, serão milhares de metros de pavimentação asfáltica em um ano. “O intuito, contudo, se nos permitir a saúde financeira através de recursos que conseguimos economizar nos primeiros anos de mandato, poderemos fazer asfaltamento ainda em outras localidades. Se não for neste ano, será no princípio do ano que vem. Mas faremos, sim, mais asfaltamentos, mas não podemos precisar, ainda, onde e quando, pois não queremos gerar expectativas”, destacou o prefeito Fábio Persch.
O prefeito e o vice prefeito anunciaram, também, a pavimentação linear de, pelo menos, 900 metros, em PAV’s na localidade de Paraíso. Por ser uma área alagável, é feita a opção por calçamento, sendo mais fácil o escoamento das águas das chuvas em direção ao lençol freático, impedindo, assim, que aumente a quantidade de água que escorre ao Rio Caí. O PAV’s é uma solução viável e interesse para a comunidade que assim como outras localidades do município deixa de conviver com barro e pó. Este trecho, assim como outros que receberão PAV’s serão feitos com recursos da municipalidade. As obras no Loteamento Gauger devem, também ser iniciadas em breve, já sendo realizadas as medições para o início da pavimentação comunitária, possivelmente, em duas etapas.
“O financiamento do Badesul é parte do recurso a ser utilizado nas obras, pois usaremos, também, recursos próprios da prefeitura para atender o desejo do povo”, destaca o vice-prefeito João Guilherme Weschenfelder. De acordo com ele, financiamentos são uma prática comum para todas as prefeituras sendo, de modo geral, um adiantamento de receita para investimentos de grande porte. “Uma vez havendo asfaltamento ou PAV’s reduz-se muito os custos de manutenção das vias e aumenta-se a qualidade de vida dos moradores, desta forma, isso tudo deve ser, também, contabilizado como algo vantajoso”, citou o vice-prefeito.
É sabido que o projeto de pavimentação asfáltica é o anseio de todas as comunidades, mas, com a cautela de sempre, o prefeito Fábio Persch faz o anúncio das obras apenas quando tem absoluta certeza de sua viabilidade.
“Encaminhamos o projeto ao Badesul ainda no ano passado, e no começo deste ano tínhamos tudo de acordo com o que foi pedido, mas, esperamos o momento da assinatura para fazer o anúncio das obras, de maneira que, agora, se tem a certeza da realização das mesmas”, pontuou o prefeito Persch que lembra que, agora, iniciará o processo licitatório, para, depois serem feitas as obras de infraestrutura e base asfáltica e, então, de asfaltamento em si. Acredita-se que, durante o segundo semestre do ano, as obras sejam entregues às comunidades. “Sabemos que o povo espera ansioso, assim como nós, mas pedimos, ainda, um pouco de cautela e cuidado redobrado, pois estas estradas estarão em obras”, finalizou o prefeito Fábio Persch.
A formalização do Badesul foi realizada em Porto Alegre, junto ao governador Eduardo Leite, estando presentes ao ato, o prefeito Fábio Persch, o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, secretários municipais de Bom Princípio, além de servidores do setor de engenharia. 
Na solenidade deste dia 26 de junho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, foram beneficiados 28 municípios, com repasses na ordem de R$ 51 milhões. Em abril, com liberação de R$ 80 milhões, foram beneficiados outros 12 municípios, dentre os quais Feliz. 
“Cabe destacar que um grande número de pessoas se envolveu neste projeto, de modo que a liberação de recursos possibilitasse fazer asfaltamentos diversos. Parabenizo a todos os setores da municipalidade que se desdobraram para que tudo desse certo”, finalizou o prefeito Fábio Persch.
O prefeito lembra ainda que dentro dos projetos futuros de Bom Princípio está a revitalização do antigo traçado da RS 122, sendo realizado em vários momentos, já que se trata de uma obra de grande porte.
Para a realização das obras de pavimentação anunciadas, a municipalidade entrará com uma contrapartida considerável. Além dos R$ 4,5 milhões que vêm do Badesul, a prefeitura entrará com uma contrapartida mínima de R$ 855 mil, mas este valor deverá ultrapassar a faixa de R$ 1 milhão, dependendo do que apontar o processo licitatório.
O certo é que a pavimentação asfáltica nos bairros de Bom Fim Médio, Passo Salseiro e Nova Colúmbia são um passo importante, em uma construção gradual de um sonho de modernização através de obras de infraestrutura. “É no dia após dia que conseguiremos fazer obras, esperamos atender ao máximo de comunidades possíveis, atendendo as demandas como foi no Mambuí, e agora será no Bom Fim, no Passo Salseiro e na Nova Colúmbia”, pontuou ao final o prefeito vibrante ao fazer o anúncio da obra.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26.06.2019 – Governador Eduardo Leite durante assinatura de financiamentos do Badesul Cidades. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 26.06.2019 – Governador Eduardo Leite durante assinatura de financiamentos do Badesul Cidades. Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Continuar Lendo

Geral

Prefeito Sílvio busca recursos em Brasília

Publicado

em

O deputado federal Lucas Redecker recebeu o prefeito de São José do Sul, Silvio Kremer, nesta terça-feira(25).

O prefeito pediu apoio na busca de recursos para diversas demandas do município, como a pavimentação de ruas, aquisição de uma patrulha agrícola mecanizada, bem como recursos para a aquisição de veículos e máquinas pesadas para a secretaria de Obras do município. O prefeito ainda entregou ofício assinado pela vereadora Ida Kremer, pedindo apoio para as mesmas demandas. Redecker prontificou-se em ajudar na busca dos recursos e colocou-se à disposição para outras demandas do município.

“Acreditamos na força que tem o deputado Lucas e, acompanhado da vereadora Ida, que é do PSDB, assim como o deputado, buscamos por um apoio para o nosso município”, citou o prefeito Kremer.

Como orçamento do município é pequeno toda demanda atendida com recursos federais é uma excelente opção. “Conseguimos fazer muitas obras com recursos próprios, assim como com dinheiro que veio de Brasília, que, somado ao nosso, resultou em iniciativas de grande proveito para a comunidade”, pontuou o prefeito Sílvio Inácio de Souza Kremer.

Continuar Lendo

Bom Princípio

Ex-prefeito Baumgratz irá trabalhar com o governador

Publicado

em

Figura pública e conceituada há três décadas, César Luís Baumgratz, foi nomeado nesta terça-feira para atuar diretamente com o Governador do Estado, Eduardo Leite.

Baumgratz irá representar os interesses do Estado no que diz respeito à gestão estratégica do governo gaúcho, atuando junto ao governador e mediando situações de parcerias públicas privadas (PPP). Segundo Baumgratz uma das principais responsabilidades que terá diz respeito à desburocratização do setor público, buscando alavancar o desenvolvimento do Estado em relações próximas com as empresas.

“Iremos trabalhar em busca de uma transversalidade, aproximando as relação entre as secretarias e o executivo, assim, também os interesses da sociedade em favor do Rio Grande do Sul e o Governador”, citou Baumgratz, que já teve eventos junto com Eduardo Leite, nesta semana, no interior gaúcho.

Entre as prioridades de Cesar está a retomada do projeto do Cais Mauá, que, em 2009 ele iniciou no governo de Yeda Crusius, estando secretário de estado, e que agora ainda esbarra em questões burocráticas. “Precisamos resolver estas questões pensando no futuro do Estado, em uma evolução gradual e planejada”, menciona César.

Estar como assessor do Governador Eduardo Leite é interessante não apenas para César Baumgratz, mas também para toda a região do vale do Caí, tendo, assim, os prefeitos e empreendedores um elo a mais no Palácio Piratini. “Iremos buscar o desenvolvimento da região dentro do contexto estadual, afinal, sabemos da importância do vale do Caí para o Estado, não só como corredor de passagem, mas como polo de desenvolvimento estratégico”, pontuou ao final.

Continuar Lendo

Trending