Conecte-se conosco

Pareci Novo

Vale do Caí dá adeus a Oregino José Francisco

Publicado

em

Um dos grandes ícones políticos do vale do Caí, Oregino José Francisco, 63 anos, faleceu na manhã de domingo, poucas horas depois de ter tido mal súbito durante evento na noite de sábado, em Brochier.

O prefeito de Pareci Novo, muito ligado à comunidade de Brochier, onde vive a sua mãe, participava de um evento no CTG local quando teve um mal súbito, sendo prontamente atendido e levado por uma ambulância ao hospital.

Aos 63 anos, pai de dois filhos, Oregino teve uma parada cardiorrespiratória durante o evento. Depois, por volta das 3h da madrugada, novamente teve uma parada, já na UTI do Hospital Montenegro. Às 9h09, foi confirmado oficialmente o falecimento, deixando enlutada a comunidade regional.

Ícone regional, Oregino era o atual presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e estava no terceiro mandato como prefeito de Pareci Novo. Teve como marca principal a busca de recursos na esfera federal, sendo aquele prefeito da região que mais conseguiu captar dinheiro junto a deputados e ministérios. Incansável, foi o principal responsável pelas grandes conquistas de Pareci Novo e da região, como asfaltamentos, Transcitrus, estádio, escolas, postos de saúde, Praça e muitas outras melhorias. Com o falecimento de Oregino, o vice-prefeito Alexandre Barth assume a prefeitura.

Recentemente, Oregino anunciou a obra que para ele era uma das mais importantes na história recente de Pareci Novo: a recuperação do colégio dos Jesuítas.

Entusiasta, Oregino gostava muito de cultura e assim participou ativamente das programações de Natal no seu município. Estaria, neste domingo, participando de atividades como a Serenata de Natal, onde ele também se apresentava como instrumentista.

Músico profissional por muitos anos, Oregino recebia aos seus amigos com seu bandoneon, alegrando a todos com o seu entusiasmo.

Na última semana recebeu o prêmio por distinção na gestão de municípios do estado. O Troféu 10 Anos Revista Em Evidência foi entregue em solenidade na FAMURS em Porto Alegre no dia 13 de dezembro.

Além da primeira-dama Lourdes Francisco, que é vereadora Pareci Novo, Oregino deixa os filhos Marcelo e Jordana, demais familiares e amigos.

Os atos fúnebres deverão iniciar neste domingo, com horário e local a ser definido.

“Nós, como colegas, lastimamos muito a perda do prefeito Oregino, que era um homem muito trabalhador e que motivava a todos nós, sendo incansável no desenvolvimento regional”, citou o prefeito Fábio Persch, de Bom Princípio, lamentando a passagem do amigo Oregino José Francisco.

“Há situações na vida que lastimamos a perda e paramos por aí. No caso do prefeito Oregino devemos agora orar por ele e, depois, aprender com todos os seus ensinamentos deixados”, comentou o prefeito Sílvio Inácio de Souza Kremer, de São José do Sul, que é município vizinho de Pareci Novo, terra do sempre prefeito Oregino.

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − um =

Cultura

Cultura alemã é tema de Festa

Publicado

em

O final de semana promete em Pareci Novo, afinal, terá vez a Festa da Cultura Alemã em sua terceira edição.
O evento inicia as 10h e vai até as 19h, na praça central da cidade, com inúmeras atrações.
Conforme o secretário da cultura Antônio Gelci de Mello, as atividades são diversificadas com o intuito de atrair o maior número de pessoas, seja a sua paixão cultural qual for.
Dentre as atrações que mais chamam atenção, destaque para o Festival de Cervejas Artesanais, o encontro de Fuscas, Miuras e Antigos e a exposição de Carros Novos.
“Mas não vamos nos limitar somente às exposições, não é? Afinal, cultura alemã sem música e dança não existe”, brinca Gelci, apontando para as apresentações da Super Banda Hopus e da Nova Banda Luar.
O evento contará ainda com o encontro de Bandas Marciais, com a apresentação do Blumentanzgruppe (Grupo de Danças Alemãs de Pareci Novo). Está programado ainda o Baile dos Reis da Melhor Idade.
Como a festa tem por palco o município de Pareci Novo, é óbvio que haveria um Festival de Flores, Frutas e Sucos. E isso vem de encontro à Feira do Artesanato e Agroindústria Familiar.
Programado também está o Circuito Turístico Caminho do Coração, o Koloniewagen (Passeios de Trator), a participação das Soberanas da 7ª Citrusflor, uma tenda Sócio-ambienta do Ecopila, o Concursos de Chopp em metro, uma Mostra de Fotos e Objetos das Famílias Alemãs, um Parque de Brinquedos Infláveis para a criançada. Ah! Mas falta comida nesta programação não é? Falta nada não. Vai ter Food Trucks e Tenda do Chimarrão, além de almoços típicos nos restaurantes da cidade. Será uma festa e tanto.

Continuar Lendo

Pareci Novo

Cultura alemã é destaque em Porto Alegre

Publicado

em

Neste domingo (21), o Município de Pareci Novo foi destaque na Rádio Gaúcha, em clima descontraído, ao som da Super Banda Hopus, e coordenado pelo apresentador Marcelo Drago,  o Prefeito Oregino José Francisco falou das potencialidades de Pareci Novo, e convidou os gaúchos a visitar a cidade e participar dos eventos. Participou também do programa de entrevistas referente a imigração alemã e diversidades culturais, o Secretário de Cultura Antônio Gelci de Mello, que aproveitou para convidar os ouvintes da rádio mais ouvida do sul do país, para a 3ª FESTA DA CULTURA ALEMÃ na Praça Central, no dia 04 de agosto, e para a 7ª CITRUSFLOR, que acontecerá em novembro.

Continuar Lendo

Harmonia

Ponte do Rio Caí em pauta

Publicado

em

Em Brasília nesta segunda-feira (22) o Presidente da AMVARC e Prefeito de Pareci Novo, Oregino José Francisco, garantiu R$ 500 mil através do gabinete do Deputado Federal Pedro Westphalen, Progressistas, que serão destinados para a realização do projeto da nova ponte que ligará Pareci Novo a São Sebastião do Caí. Substituindo as velhas e complicadas pontes atuais.
De acordo com Oregino, o recurso vem em boa hora, pois o Daer não possui verba para realizar o projeto. “Vamos cobrar do departamento a definição da localização e o projeto que vai viabilizar a captação de dinheiro para a execução das obras da nova ponte. O Vale do Caí necessita desta obra”, ressaltou Oregino.
Acompanhou o Presidente da AMVARC na reunião, o Prefeito Carlos Alberto Fink, o Lico, de Harmonia.

Continuar Lendo

Trending